quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Biografia de Robert Pattinson

Robert Pattinson é um jovem ator britânico que nasceu em Londres no dia 13 de Maio de 1986, fruto do amor de Richard e Clare, que mesmo os nove anos de diferença não foram um obstaculo para a união do casal. Do romance vieram três crianças, Robert e mais duas irmãs. A primeira a nascer foi Victoria. Elizabeth, conhecida entre os fãs como Lizzy, nasceu dois anos depois, e desde cedo mostrou que seu grande talento era a musica. No entanto, o xodó da família veio algum tempo depois. O menino de olhos claros, cabelos loirinhos e bochechas rosadas ganhou o coração de todos.
Robert nasceu em uma clinica particular perto de Barnes, região rica e tradicional de Londes, lugar onde o ator viveu toda sua infância. Apesar da família nunca ter tido problemas financeiros, Rob costumava levar os cachorros dos vizinhos para passear, mas o seu primeiro emprego, de verdade, foi aos 10 anos: entregador de jornal em seu bairro. Mesmo não ganhando muito, ele estava mesmo interessado no dinheiro, como ele mesmo diz em entrevista: “Eu comecei a vender jornal quando tinha uns 10 anos. Eu comecei ganhando £10 por semana e depois eu fiquei obcecado em ganhar dinheiro até completar 15 anos.”
A primeira escola onde Rob estudou, Tower House School, era um colégio bem conceituado e só para meninos, localizado próximo a sua casa. Nesta escola os alunos tinham de 4 à 13 anos e eram selecionados a dedo para entrar.
Mas Rob nunca foi um garoto realmente “animado”. O seu jeito meio quieto e tímido fez com que suas irmãs se aproveitassem sempre dele, o vestindo de menina o apresentando-o como “Claudia”.
Robert nunca foi o garoto popular, nem muito menos o mais bonito do colégio. No entanto, Rob veio a ser monitor da lanchonete em seu colégio, e em entrevistas ele afirma que era péssimo no cargo e que sempre roubava lanches de outros alunos. Bom, tal fato está explicado.



Aos 12 anos, Robert mudou de colégio. Neste novo, Harrodiam School, um colégio de garotos e garotas, Rob começou a seguir novos caminhos. O ator passou a se preocupar mais com sua aparência, até mesmo usando gel para chamar atenção da garotas. E foi neste colégio que Rob deu seu primeiro beijo, como ele mesmo disse em entrevista!
Entre tantas atividades, Rob já se dedicou a escrever, aos esportes… É, isso mesmo! O ator sempre adorou esquiar, praticar snowboard e sempre jogava futebol com seus amigos.
Ele começou carreira artística como modelo, já que sua mãe trabalhava em uma agencia de modelos e usou alguns contatos para colocar Robert no mundo fashion. Sobre sua carreira de modelo, o ator afirma: “Quando eu comecei, eu era bem alto e parecia uma menina. Nessa época, ter o visual andrógino era bem legal.”

Já sua carreia como ator começou quando seu pai ficou sabendo sobre a companhia de teatro Barnes Theatre Company, que ficava bem na esquina da rua onde a família Pattinson morava. Após a descoberta, Richard passou a atazanar o filho para que ele se inscrevesse na companhia de teatro.
Aos 15 anos, Rob começou a trabalhar ainda nos bastidores. Mas foi ali, convivendo com diretores e atores, que ele resolveu tentar. O resultado disso podemos ver no sucesso obtido atualmente.
Rob começou a atuar no teatro, em papéis nas peças “Macbeth” e “Tess do D’Urbevilles”, e foi atuando nestas peças que ele foi descoberto por um agente londrino. Seu primeiro trabalho em filmes, foi Rawdy Crawley em “Vanity Fair” ao lado da atriz Reese Witherspoon, no entanto as cenas de Robert só podem ser vistas no DVD do mesmo. Em seguida, o ator foi chamado para um filme feito para a TV, chamado “Ring of the Nibelungs” – A Maldição do Anel no Brasil -, no qual viveu o personagem Giselher.
No ano de 2005 ele viveu Cedrico Diggory, no sucesso de bilheteria “Harry Potter e o Cálice de Fogo“. Com este filme Robert Pattinson ficou conhecido mundialmente. Depois que o filme estreou, Rob passou a desempenhar o papel de Toby Jugg em The Haunted Airman e Daniel Gale de The Bad Mother’s Handbook, os quais foram feitos para TV.
Mas foi no ano de 2008 que ele atingiu o estrelato interpretando Edward Cullen, um vampiro, na versão adaptada para as telas da obra de Stephenie Meyer – “Crepúsculo“. Além de ser atuar no filme, Rob também teve a oportunidade de gravar duas faixas para a trilha sonora, Never Think (escrito por Rob e Sam Bradley) e Let Me Sign (escrita por Bobby Long e Marcus Foster).



Ainda em 2008, antes de Crepúsculo, Robert foi protagonista do filme independente “How To Be” no qual interpreta Art. “How To Be” já foi o filme mais assistido nos festivais de filmes independentes do mundo todo, e também chegou ao Brasil, intitulado como “Uma Vida Sem Regras“. Em seguida, veio “The Summer House” no qual ele interpreta Richard, estreando no ‘Festival de Cinema de Cannes’ em 14 de Maio de 2009. O filme é um curta metragem de 13 minutos criado para a TV britânica com participação de Robert Pattinson, para assisti-lo, clique aqui.
E, em 2009, Robert interpreta o artista Salvador Dali (jovem) em “Little Ashes” e Edward Cullen, novamente, na sequencia de Crepúsculo – “Lua Nova“. O que só serviu para reforçar o sucesso e o alvoroço da mídia em cima do ator.
Após o término das gravações de Lua Nova, em Maio de 2009, o ator deu inicio as gravações de seu novo filme “Remember Me(Lembranças), ao lado das estrelas Emilie De Ravin e Pierce Brosnan. Um filme de gênero drama/romance produzido pela Summit Entertainment, onde Robert também foi produtor executivo, e teve sua estreia mundial em 12 de Março de 2010.



E ainda em 2010, mais filmes com a participação de Robert foram lançados e filmados. “Eclipse“, terceiro filme da Saga Crepúsculo, teve sua estreia em 30 de Junho de 2010 e continuou o sucesso da Saga. “Bel Ami” – um filme baseado fora do romance de Guy de Maupassant, onde atua ao lado das estrelas Uma Thurman e Christina Ricci – foi gravado e tem seu lançamento previsto para Outubro de 2011 no Brasil,
Water for Elephants” (Água para Elefantes no Brasil), também gravado em 2010 com lançamento em Abril de 2011, é baseado no livro de mesmo nome, e Robert dá da vida a Jacob Jankowski um recém órfão e à deriva. A produção da FOX recebe muitas criticas positivas e grande divulgação.



O fim de 2010 e começo de 2011 marcam as gravações dos dois últimos filmes da Saga Crepúsculo – Amanhecer partes I e II, com estreias previstas para 18 de Novembro de 2011 e 16 de Dezembro de 2012, respectivamente. Uma curiosidade sobre Amanhecer PT I: algumas cenas foram filmadas em Paraty/RJ – Brasil, em Novembro de 2010, quando Robert pisou pela primeira vez em solo brasileiro!
Um outro projeto de Robert é “Unbound Captives“. O filme conta também com Hugh Jackman e Rachel Weizs no elenco, mas não há muitas informações sobre o mesmo.
Essa é uma época agitada na vida de Robert Pattinson. Em meio à tantos projetos e divulgações ele não para um minuto! O ator chega a dizer em entrevista: “Minha casa é composta por três malas das quais eu não vivo dentro… Tudo fica lá dentro”. A pressão é grande e muitas vezes ele diz em entrevista não entender todo esse alvoroço em cima dele. Em entrevista à Vanity Fair em Março de 2011, ele diz: “Essa coisa de todo mundo conhecer você, é estranho, porque as pessoas têm esse relacionamento unilateral, onde elas olham para sua foto e sentem que conhecem você mais do que alguém que elas de fato conheçam.” Pattinson acrescenta, “Eu nem me conheço tão bem.”
Já por outro lado, Robert tem estado constantemente ao lado de sua família, que tem acompanhado-o onde for. Quando estava no Canadá para as gravações de “A Saga Crepúsculo: Amanhecer” seus pais foram flagrados por lá. A família também acompanha Pattinson em divulgações de filmes como na Premiere de Eclipse, em 2010, e de Água para Elefantes, 2011.
Voltando ao campo profissional, Rob estará também no novo projeto de David Cronenberg, o filme “Cosmopolis” baseado no romance de Don DeLillo de mesmo nome, e ele já se mostrou muito entusiasmado com o projeto! “Eu estou simplesmente encantado por ter sido escolhido,” diz. As gravações tem previsão de inicio para Maio de 2011, à serem feitas em Toronto e New York.
Uma grande novidade é que Robert disse estar produzindo um roteiro! No entanto, ele se negou a dar qualquer tipo de informação sobre este projeto pessoal. O que será que vem por ai?

Nenhum comentário:

Postar um comentário